Santana do Alfié é um tradicional distrito de São Domingos do Prata, na Região do Médio Piracicaba e a 136 km de Belo Horizonte.

Sua fundação remonta a 1730, com os primeiros habitantes chegando à procura de terras para cultivo e para a mineração de ouro.

A origem do nome Alfié é incerta. A versão mais aceita conta que povoado abrigava uma balança de grande precisão para pesar ouro, em função da cobrança do quinto para o Reino Português. Assim, os negociantes locais se deslocavam à vila dizendo “vamos ao fiel”, referindo-se à balança fiel. A expressão “ao fiel” teria, com o tempo, resultado na grafia “alfié’. Uma versão alterantiva sugere que os mineradores consideravam o ouro local como “fiel”, ou seja, de alta qualidade. A expressão “ouro fiel” teria evoluído para a pronúncia “Alfié”, devido à aglutinação típica do sotaque da região. Outra versão popular, baseada na mesma característica liguística, alega que o nome Alfié surgiu de “Alto e frio é”. Isto porque o distrito apresenta relevo montanhoso e clima tropical de altitude, com noites mais frias que as das áreas mais baixas nas proximidades, particularmente no inverno.

Em seu Centro Histórico, a menos de 8 km da Pousada, encontram-se construções em estilo barroco, incluindo a Igreja Matriz e casarões que se assemelham aos de cidades históricas famosas de Minas, como Ouro Preto, Mariana e Diamantina.

Em sua área rural, destaca-se a Pedra da Baleia, uma rocha com forma semelhante a uma cabeça de cachalote, incluindo um entalhe natural que sugere o olho do animal. Outra beleza natural é a cachoeira do Prequeté, composta de um quilômetro de águas correntes sobre formação rochosa e 30 metros de queda d’água.

igreja
casarao
pedra